Os transtornos de humor, como hipertensão e diabetes, requerem medicação de manutenção. Após um curso de tratamento, o médico avaliará a evolução do paciente e a dosagem do medicamento poderá ser reduzida ou até mesmo não ser mais necessária.
É claro que você não precisa tomar remédios se não estiver doente. Doenças leves podem receber terapia cognitivo-comportamental. Doenças moderadas ou superiores geralmente requerem tratamento medicamentoso.
Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, mas a nova geração de reguladores do humor reduziu os efeitos colaterais, e a maioria é leve, de curta duração e aceitável.
Se o tratamento psicológico for suficiente, os medicamentos certamente não serão necessários; mas se o tratamento medicamentoso for adicionalmente útil para o paciente, os medicamentos combinados com a psicoterapia podem ser mais eficazes;
Não. O uso prolongado de sedativos pode levar ao fracasso do medicamento, ao vício, à perda de memória, à redução da capacidade para o trabalho e pode até levar a uma depressão mais grave.